24 de abr de 2011

A Arte do Burlesco






   Eu enrrolei muito, editei e re-editei essa postagem, mas enfim resolvi resumir o que eu iria dizer. Em um resumão, o Burlesco não se trata de um grupo de strippers que se apresentam num palco.
A apresentação burlesca ou a arte do burlesco se refere a um tipo de apresentação teatral.

Ou seja, é uma dança com teatrinhos, uma dança com sensualidade, mas com toque de inocência. Um jogo de esconde-esconde, mostra e não mostra. ( A cara das Pin-Up's não acha?!)

Com o tempo o burlesco caiu na vulgarização, sendo atribuida a strip-tease e a pornografias, mas houve aquelas que resgatasse o seu real valor como Bettie Page e Dita Von Tease

Algumas fotos de burlescas pioneiras na historia.

A britânica Lydia Thompson foi a primeira estrela burlesca e foi fundamental na exportação do estilo à América. Em 1860 sua troupe burlesca – As British Blondes, ou “loiras britânicas" – se tornou na maior atração teatral de New York.



Logo, as stripers foram denominadas burlescas, e sua rotina se tornou crescentemente explícita. Agora os homens iam aos shows burlescos para ver mulheres fazendo strip. A comédia não era mais a atração chave. 
Estrelas dessa era eram a dançarinas Sally Rand e Gypsy Rose Lee.


Sally Rand



Gypsy Rose Lee


O renascimento do Burlesco na década de 80, com performers como a Dita Von Teese a trazerem o Burlesco para um circuito mais mainstream (o que não tinha acontecido até então), adicionam ainda mais variedade à disciplina, gerando um movimento - Neo Burlesque, com números muito mais risqué, como os da performer Empress Stah.



E é isso gente.

3 comentários:

  1. hey, é a Laís do WP :)
    Seguindoo.
    E amei essa postagem! Sério.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lais, Obrigada pela visita e obrigada pelo comentario

    ResponderExcluir
  3. Mas veja só que post mais interessante!
    A arte burlesca é fantástica; aliás, quando for falar sobre este tema em meu blog, consultarei o seu post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...